O Círculo restaurativo é um espaço dialógico de resolução não violenta de conflitos.
O termo bullying compreende atitudes agressivas, repetidas e itencionais, sem motivação evidente,
adotadas entre pares causando dor e angústia, dentro de relações desiguais de poder (FANTE,
2005). Este estudo consiste em uma parceria da Faculdade de Serviço Social com a 3ª Vara da
Infância e Juventude e tem como objetivo geral investigar a efetivação dos círculos restaurativos
como estratégia de intervenção e prevenção em casos de bullying nas três escolas pilotos
(privada, estadual e municipal) do projeto Justiça para o Século 21 no município de Porto
Alegre. Este estudo objetiva especificamente: Analisar os mecanismos utilizados pelas crianças
e escolas para prevenir e enfrentar o fenômeno bullying nas escolas; identificar o perfil da
vitima e do autor do bullying, mapear as situações que vem gerando o fenômeno; identificar as
conseqüências físicas, psicológicas e sociais do bullyin; avaliar de que forma os círculos
restaurativos contribuem para melhoria do clima escolar, tipos de acordos realizados e nível de
restauratividade das relações pós-círculo.
Por fim, evidenciam-se dificuldades por parte das escolas em lidar com esta realidade, sendo os círculos e a educação em valores uma das
estratégias de prevenção.
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Quem sou eu
- Por um mundo sem BULLYNG
- Uma pessoa do bem, com muita fé. Sec. Executiva, estudante de Psicologia, palestrante com referência em bullying.
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